- 6 de junho de 2013
Yo

Depois de Senhor dos Anéis, o novo vicio dos nerds leitores e de seriados é Game of Trones (GoT carinhosamente chamado pelos fãs) ou Crônicas de Gelo e Fogo para quem lê os livros. Bem, como não podia ficar de fora (mesmo que eu não seja nerd u.u), acabei lendo e vendo o seriado também. O seriado pela insistência do Musashi, e o livro pelos leitores do Skoob que vivem falando deles *-* e acabei viciando também.


Dados
A serie do autor George R. R. Martin com os livros possui 5 livros lançados ate agora, e a previsão são de 7, sendo que o 6 e 7 ainda estão sendo escritos  pelo autor, quanto a serie de TV ela possui 2 temporadas completas de 10 episódios cada e uma 3 em lançamento esse ano, cada temporada equivale a 1 livro, sendo que o 3 é o maior livro ate agora, a serie provavelmente será dividida em 2 partes.

A serie de livros começou a ser publicada em 1996, mas só estourou em vendas depois do seriado ser lançado, e ate hoje é um sucesso de vendas. Mesmo que a quantidade de paginas desanime muitos de ler, dependendo da versão impressa, mas a minha dá 3640 paginas nos 5 livros lançados.

A serie de livros no Brasil já alcançou os americanos, então é possível comprar seu exemplar em qualquer loja de livros, eu mesma tenho todos os 5 volumes. Mas caso queria ler on line em PDF é possivel achar para baixar.

Já o seriado saiu no Brasil dublado, mas como prefiro o legendado, clique aqui para baixar ele pelo torrent do SeriesTorrents.

Resenha
Farei aqui a resenha por livro x temporada da serie já lançados, será um resumo com o mínimo possível de spoilers, considerando que muitos não leram ainda, e o Musashi sendo um deles u.u, colocarei os pontos que já é de conhecimento comum:
A historia se centraliza no reino de Westeros, mas mostra outros reinos também. Basicamente o reino de Westeros foi invadido varias vezes, e passou por varias guerras, os fãs mais fanáticos por detalhes, poderão ver ordem cronológica, as guerras e nomes de todos com mais detalhes nesse site: Wiki Game Of Trones.  Porque não vou colocar esses detalhes? Porque se criaram esse site com todos os dados e deu um site só para ele, imagina eu aqui? Deus me livre! Só farei um apanhado para deixar você curioso e ver a serie *-*.

Atualmente, o reino foi divido em 7 reinos, cada reino é governado por uma casa nobre, e essas casas devem suserania a capital em Porto Real. Esses reinos antes eram independentes, mas depois de serem dominados ou feito acordos de casamentos ou os soberanos que dobraram os joelhos aos dominantes na época, a casa Targaryen (que usam animais míticos como meio de transporte e luta: os dragões). Com o passar dos séculos, vários Targaryen reinaram, chegando por fim ao Rei Louco, que após ter matado vários nobres e filhos de nobres por achar que esses conspiravam traições e outros (por isso chamado de Louco), o reino já em inicio de começar uma rebelião, o filho do Rei Louco sequestra a filha dos Stark  Lyanna, que era prometida a Robert Baratheon, com esse estopim a guerra inicia com a liderança do Robert e Ned Stark (já que seu pai e irmão mais velhos foram mortos pelo Rei Louco). Após a guerra, o Rei perdeu a cabeça, e o Robert é coroado Rei de Westeros, a irmã do Ned morreu antes de terminar a guerra e esse volta para casa casado com a ex noiva do seu irmão: Catelyn Tully. Passam vários anos, Robert e Ned já possuem vários filhos e então a Mão Do Rei (que podemos chamar de governante ou conselheiro chefe do reino) morre de forme misteriosa e súbita.

Só para informar o básico, como disse cada reino tem suas casas governantes, algumas tem mais de 1000 anos de genealogia (como os Stark) e seus lemas e brasões, que na serie é levado bem a serio, alem de o autor explicar cada brasão e lema das famílias também. As casas principais da serie são:



1 Temporada - Livro A Guerra dos Tronos


Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família. Skoob


Comecei o livro sabendo da morte de um personagem que ao decorrer da serie comecei a gostar, e isso meu deixou irritada, as pessoas deviam saber quando e quais spoilers dar ¬¬. Bem a serie e o livro começam mostrando o dia-a-dia dos Stark e um pouco dos outros clãs. Claro, temo os prólogos com os patrulheiros da Muralha sendo mortos por zumbis que na serie são chamados de Outros, e possuem umas diferenças das lendas de zumbis normais, como eles trazerem o frio, no caso nevascas (ou alguns dizem que é o frio que atraem eles, depende do ponto de vista, o importante é que se fizer frio corra que eles estão atrás dos vivos!), basicamente descobrimos que o Ned é o homem “mais honrado do reino” e ao contrario de outros senhores dos reinos, ele prefere conhecer cada servo seu, entre seus familiares e integrantes, e olha que o Norte não é pequeno! Com isso ele ensina seus filhos a liderar, ser justo e ser honrado, e como o Norte está sempre nevando, viver por lá não é nada fácil. Quando ele recebe a visita do rei e o convite para ser a Mão do rei, ele reluta, mas acaba partindo para o Sul, levando consigo suas duas filhas, Sansa e Arya, e deixa seu primogênito e herdeiro Rob responsável pelo castelo, junto com seus filhos mais novos Brandon (Bran) e Rickon, sendo que o Bran teve um “acidente” e havia ficado paralitico. E seu filho bastardo Jon é enviado a Muralha para se tornar um patrulheiro.


Esse livro/ seriado, não teve muitas diferenças, então falarei dele como um só. A vida na corte não é fácil e já na viajem ocorre dificuldade, colocando irmã contra irmã, Ned descobre que seu amigo o rei, não é mais tão justo como se lembrava, e que a corte é um perigo constante, onde ninguém fala a verdade, e sempre buscam benefícios próprios, com isso Ned acaba descobrindo o porquê seu antecessor foi morto, e tenta fazer justiça, enquanto sua esposa descobre que seu filho sofreu uma tentativa de assassinato, mas falhou e por isso ele ficou paralitico e parte em busca de vingança.


No final, Ned morre traído pelos seus “amigos” da corte e sua filha, e com isso o Norte representado por Robb declara guerra contra os Lannister (a rainha), e começa a guerra.


Nesse livro temos as narrações importantes dos Stark: Arya, Ned, Jon, Cately (esposa do Ned) e do Bran. Também temos o Tyrion Lannister narrando, e destaco que os capítulos dele são muito interessantes, e a ultima Targaryen viva Daenerys, onde descobrimos como ela é vendida por seu irmão mais velho que sonha em voltar para Westeros e recuperar seu trono, usando qualquer meio que tiver em mãos, ate mesmo sua irmã, como moeda para conseguir um grande exercito. Danny sofre no começo, mas com o tempo vai se tornando uma mulher sábia e com ajuda extra dos seus dragões (sim nessa temporada já surgem os dragões), ela consegue fazer reviravoltas na sua vida.


Em fim, nessa primeira parte ficamos sabendo o que acontece no Norte e na Muralha pelo Jon e Bran Stark, no sul, pelo Ned e Arya, na guerra pela Catelyn e Arya Stark, e Tyrion Lannister.
2 Temporada - Livro A Fúria dos Reis

Sinopse: Um cometa da cor do sangue e fogo atravessa o céu. E a partir da cidade antiga de Dragonstone às margens proibidas de Winterfell, reina o caos. Seis nações lutam pelo controle de uma terra dividida e pelo Trono de Ferro dos Sete Reinos, preparando-se para o embate através de tumulto, confusão e guerra. É um conto em que irmãos conspiram contra irmão e os mortos se levantam no meio da noite. Neste lugar uma princesa se disfarça como um garoto órfão, um cavaleiro espiritual prepara um veneno para uma feiticeira traidora, e homens selvagens descem das Montanhas da Lua para devastar o campo de batalha. Com um pano de fundo incesto, alquimia e assassinato, a vitória pode chegar aos homens e mulheres possuidores do aço mais frio … e corações mais gelados. Quando há um confronto entre reis, toda a terra treme. Skoob


Nessa parte da historia começou a ter diferenças entre livro e seriado, mas são diferenças pequenas que não altera tanto a historia. Mas o que achei chato foi a inclusão de alguns personagens chatos para narrar, como a Sansa (que chamo de Sonsa), Davos (a partir desse livro, seus capítulos são os que mais têm informações relevantes na guerra), e nesse livro os Stark tem poucos capítulos (pelo menos eu queria mais capítulos com eles *-*), a Catelyn, Jon, Arya e Robb, mostram que são Stark duros de roer e a Danny começa a mostrar que dragões são muito espertos e ferozes. Poderia dizer que nessa parte temos mais destaque na Danny e Jon, alem que temos Davos contando sobre o Stannis Baratheon, e Theon Greyjon e Tyrion Lannister que juntos completam as narrações do reino em guerra e a situação da mesma.

Como o rei e a Mão (Ned) morreram, o reino passou para o príncipe Joffrey Baratheon, e é reinado por sua mãe a rainha Cersei Lannister, que digamos de passagem, é um pior que o outro, ate que o patriarca da família, Tywin Lannister toma posse do poder como nova Mão do Rei, mas como estava travando a guerra contra o Norte e Jardim de Cima, deixa o seu filho Tyrion como substituto dele na capital. Onde finalmente a corte começa a ficar interessante para mim, já que o Tyrion faz uma limpeza da corte, ate surgem boatos que se jantar com o anão, podem ir parar nas celas ou na Muralha. Já o Robb Stark demonstra sua habilidade para batalha e estratégias fazendo os velhos generais e experientes de tolos, inclusive capturando o Jaime Lannister como refém. Jon Snow na Muralha começa a mostrar suas habilidades de comunicação com os selvagens e conhece o outro lado da Muralha e os seus mistérios. Também somos apresentados ao Rei para lá da Muralha “Mance Rayder” (personagem que eu adoro pelas suas brilhantes estratégias e lábia).


E a Arya Stark e Sansa narram os lados dos bastidores da guerra, a Sansa presa na capital e sendo maltratada pelo Rei Joffrey, e a Arya andando pelo reino como um garoto, sofrendo nas mãos dos captores, e depois fazendo amizades muito interessantes e nos mostra que ela é uma loba mesmo sozinha.

Para a primeira parte do post termino aqui, logo volto com a 2° parte do post com o resumo dos livros 3, 4 e 5. Paro por aqui para que o post não fique muito extenso. Espero que tenham gostado da serie e leiam os livros e veja o seriado *-*



Xaus
0 comentários: